Relacionamento Institucional

Clientes e Parceiros

Caminhão Elétrico

O primeiro caminhão elétrico para serviços de manutenção em redes de distribuição de energia tem tecnologia desenvolvida pelo Lactec. A participação nesse projeto de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica para a Neoenergia (PD-00385-0069/2019), aconteceu desde a concepção da ideia, execução e entrega do produto à Neoenergia.

Novos Planos de Manejo para Unidades de Conservação em Minas Gerais e Amazonas

Quatro unidades de conservação em Minas Gerais estão em processo de elaboração e revisão dos seus planos de manejo, desenvolvidos pela equipe de Meio Ambiente do Lactec, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas. As áreas estão divididas entre as regiões de Ouro Preto e Tiradentes, importantes para a atividade turística do estado.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, a maior reserva florestal do Brasil dedicada à proteção da várzea amazônica, também está entre as unidades de conservação atendidas pela equipe Lactec.

Sistema Detecta Faltas de Alta Impedância

Em parceria com a Copel, o Lactec desenvolveu o projeto “Sistema automatizado de classificação, detecção e localização de faltas de alta impedância em redes de distribuição” (PD 2866-0503/2018), para detectar, classificar e localizar, em tempo real, faltas de alta impedância na rede de distribuição. O sistema utiliza ferramentas computacionais para análises oscilográficas das correntes e tensões disponibilizadas por dispositivos eletrônicos inteligentes, relés, sensores de tensão e de corrente e medidores inteligentes de energia instalados na subestação e ao longo da rede de distribuição.

Microrrede de Geração Solar

A comunidade de Xique-Xique, no município de Remanso (BA), recebeu a instalação da primeira e maior microrrede 100% sustentável do Brasil. abastecida por um sistema centralizado com energia solar e armazenamento por baterias. O desenvolvimento tecnológico do projeto da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, Desenvolvimento de Tecnologia para Inserção de Microrrede em Sistemas Isolados (PD-00047-0083/2018), foi conduzido por pesquisadores do Lactec e liderado pela Neoenergia.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.