Relacionamento Institucional

Clientes e Parceiros

Automação e Inovação em serviços elétricos

Em 2022 a transição energética das frotas ganhou mais um avanço. Em parceria com a Neoenergia, o Lactec desenvolveu um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que resultou em um caminhão elétrico com um cesto aéreo eletro-hidráulico para serviços de redes de distribuição de energia elétrica. Este protótipo também recebeu um sistema inteligente de gerenciamento da recarga, por telemetria, e um sistema seguro e eficiente para recargas de oportunidade do veículo, na própria rede de distribuição da concessionária.

O monitoramento de subestações de extra alta tensão também recebeu inovações desenvolvidas pelo Lactec. Nossos pesquisadores desenvolveram um robô dotado de equipamentos de alta tecnologia e inteligência para rotinas de inspeção e de monitoramento em subestações de extra alta tensão (500 kV). Batizado de LacBot, o robô pode realizar as atividades de forma autônoma ou teleoperada, a partir de um centro de controle. Com isso, o serviço ganha agilidade e traz mais segurança para os trabalhadores do setor.

Primeiro eletroposto ultrarrápido é instalado em Curitiba

A Copel, em parceria com o Lactec e a empresa de equipamentos eletroeletrônicos, WEG, instalou seu primeiro eletroposto com carregador ultrarrápido no centro da capital paranaense. Os três carregadores disponíveis têm diferentes características de carregamento e valores que variam conforme o tempo utilizado.

Mapeamento de potencial de energia heliotérmica

O projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) coordenado pelo Lactec que resultou na implantação da primeira usina termossolar do Brasil – empreendimento da Auren Energia (ex-Cesp) em operação desde o final de março de 2022 – trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento futuro da fonte no Brasil. Uma delas foi o levantamento das potenciais regiões para instalação de usinas do tipo CSP (Concentrating Solar Power).

Lactec e CWBUS debatem soluções de mobilidade

Em maio, o Lactec se reuniu com um grupo de executivos de empresas de ônibus de Curitiba, para avaliar possíveis soluções conjuntas para o transporte coletivo nos grandes centros urbanos. A eletrificação da frota de ônibus, a infraestrutura de recarga e outras tecnologias correlatas foram os grandes tópicos da conversa.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.